Cantinho do café e a paralisia Pinterest

Desde que descobri o Pinterest, tento me controlar para não sofrer de “paralisia Pinterest“, sabe como? Você vai pinando, pinando um álbum da casa maravilhosa e passa tantas horas fazendo isso que no final dá preguiça de mover uma palha resolver afinal qual será seu projeto inicial para a transformação do humilde lar na casa cheia das ideias do Pinterest. Na sociedade pós-moderna em que vivemos isso está se tornando algo tão sério (modo irônico ligado) que há quem recuse a rede social para salvar seu casamento, e até quem saiba reconhecer os sintomas, realizar o diagnóstico e indicar os passos para te tirar desta inércia, com planejamento free para o seu próximo projeto craft e tudo, aproveita!

Eu, pra variar, desenvolvi meu método próprio de cura. Identifico um problema ou ideia para casa, pino algumas inspirações, faço um croqui rápido para ver o que preciso e uma lista do material que necessito comprar, separo o que já tenho e deixo em cima da bancada (praquelas tranqueiras ficarem me olhando mesmo, com cara de bagunça e eu me resolver a fazer o projeto de uma vez por todas). Pausa. Normalmente demora uma ou duas semanas pra eu animar ir na loja de material de construção com a filha na garupa, mas uma hora isso finalmente acontece e aí me ponho a aproveitar os cochilos da pequena e realizar as tarefas.

Pois nos últimos meses eu ando pinando ideias para minha cozinha (já viu este álbum com ideias deliciosas para casa? E este outro ideário só com Do It Yourself, ou melhor, Faça Você Mesma possíveis em madeira?) e uma das primeiras que eu queria fazer nas férias era um cantinho para guardar as coisas de café e chá. O café aqui em casa é com o marido, fervido com açúcar na chaleira, coisa de mineiro, estranho mas não discuto porque adoro e o meu não chega nem perto do cheiro do dele. Para prestigiá-lo nas rodadas pós almoço de domingo, eu dei um conjunto de xícaras de ágata para cafézinho, que estavam meio que fora de lugar, entulhando o visual do armário da vovó. Então descobri em blogs gringos que eu queria uma “coffee station” e olha as belezinhas garimpadas no bendito Pinterest.

Imagens 1 e 2 . 3 . 4 e 5 .

Antes da paralisia se estabelecer, fui logo tratando de aplicar meu método. Tudo muito simples, juntei um cabideiro que eu já havia começado e não sabia o que iria fazer (no caso a tábua azul calcinha com ganchinhos e um porta-cintos em metal, resto da desmontagem de um guarda-roupa), um pedestal em mdf sobra da oficina que cortei no meio e perfurei, e uma tábua para fazer a prateleirinha. Para limpar as partes em metal me baseei na receita da Gabi Dantour, da Parede Indecisa (adoro este nome!), só que ela usou limão, e como eu não tinha, usei vinagre + bicarbonato de sódio e… derreteu meu dedo funcionou como mágica! Recomendo! Fica a dica para limpar metais, é como tirar com a mão, o metal fica novo, um brilho só! Aí foi medir, furar, medir de novo com as xicrinhas e o porta papel/plástico (outra função que o “móvel” precisava desempenhar, esqueci de te avisar), lixar, pintar, encerar, pendurar, ufa!

Step by step, ooh babe! Gonna get to you girl…

E eis o close final, entre o armário da vovó e a porta do banheiro, num ex-cantinho inútil, a nova coffee & tea station! Cor Vermelho Escuro, referência M021, de um catálogo velho da Suvinil.

cantinho do café
Cantinho do café: vai pra categoria feito!

Só depois que eu havia terminado tudo e pendurado, me dei conta de que podia ter aproveitado a cor azul calcinha que estava por baixo, e deixado um desenho vazado, tipo um stencil, colado em contact-it. Desde o início queria um desenho de um ramo de café, mas não tive a ideia na hora certa. Deixei para fazer em branco depois e desanimei, achei bonito só em vermelho mesmo e pronto.

De toda maneira, fiquei feliz com o resultado, cumpriu seus objetivos. Quem sabe uma hora eu desparafuso tudo e me presto a renová-lo, um dia, quem sabe, talvez… Agora me conta que tu achou? Ficou bom assim?

Este post tem 0 comentários

  1. Graci Mainardi

    Ficou incrível, Dani! Quero algo parecido pros meus vidrinhos de temperos e especiarias… Me inspira? Bjs. Fi

    1. cabecadefrade

      Que bom que gostaste Fi! A minha seção de temperos está sendo reformulada, mais pra frente vou postar como ficou. Já te adianto, vou usar vidrinhos de alcaparra, por serem mais finos e economizarem espaço (por isso vai demorar pra juntar todos que preciso, uso pouco).
      Segue alguns links que andaram me inspirando para recipientes, fazer etiquetas e tudo mais:
      http://www.ladecasa.blog.br/temperinhos-no-estilo
      http://casadachris.uol.com.br/potinhos-lindos-para-organizar-os-temperos
      http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/11/faca-voce-mesmo-um-organizador-de-miudezas
      http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Galeria-de-fotos/fotos/2015/07/cozinha-organizada-gastando-pouco.html
      http://www.abeautifulmess.com/2013/03/nesting-kitchen-labels.html
      http://www.thekitchn.com/why-didnt-we-think-of-that-18-genius-organizing-tips-from-our-readers-reader-intelligence-report-200622
      Beijo!!!

      1. Graci Mainardi

        Obrigada, linda! Os links são incríveis. ❤ bj

        1. cabecadefrade

          eu não responderia com tantos links, mas como era pra ti ❤, quis ajudar logo porque meu post sobre esse assunto já está programado, mas vai demorar, rsrs beijo!

  2. Jessica Mileise

    Amiga ficou lindo!
    Tenho feito algumas coisas no meu apê, aproveitando coisas, reformando e tal e estou adorando as dicas do seu blog.

    1. cabecadefrade

      Que bom, muito obrigada Jessica!!! e quero ver estes teus feitos aí, amiga!

Deixe uma resposta